Em Portugal, as drogas ilícitas mais consumidas são a Cannabis, seguida do MDMA/Ecstasy e Cocaína sobretudo entre os jovens adultos (15-34 anos). #EDR19
Por ocasião do Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito a 26 de Junho, a Dianova lança a campanha "Empoderamento Humano". A campanha tem como objectivo criar uma maior consciencialização sobre a necessidade de promover uma perspectiva holística do tratamento da dependência com base no empoderamento individual integrando a perspectiva de género.
Através das lentes de um conceito único, o #EmpoderamentoHumano, a campanha abordará como apostar na capacidade de escolher, promover a educação e as habilidades para a vida e recuperar o controlo sobre a sua vida e desenvolvimento individual.
É de salientar que as mulheres com perturbações por utilização de substâncias são particularmente vítimas de preconceito e discriminação. Por um lado, são "rotuladas" como consumidoras de álcool ou outras drogas. E por outro lado como tendo falhado nos seus papéis tradicionais como mães e esposas. O impacto deste duplo estigma diz respeito ao volume: das 5 pessoas que recebem tratamento, apenas 1 é mulher.
Neste âmbito, a Dianova defende a implementação de programas sensíveis às questões de género, incluindo programas integrados que oferecem uma ampla gama de serviços.
|